Crianças do CI assinalam data importante

 

O Dia Internacional da Terra celebra-se a 22 de abril...

... e foi comemorado pela primeira vez em 1970 com o intuito de promover a preservação do nosso planeta. Desde essa primeira celebração até aos dias de hoje, a Terra tem sofrido inúmeras agressões que resultam, principalmente, da ação do Homem. Alterações climáticas, poluição, agricultura insustentável e extinção de espécies animais são só alguns exemplos dos problemas que ameaçam o planeta Terra e a vida como a conhecemos atualmente. Ciente que esta data pode ser um importante acontecimento educativo e informativo, o Centro Infantil da SCMPR decidiu dedicar uma semana a este tema e organizou um conjunto de ações para sensibilizar as suas crianças para a necessidade de vivermos em harmonia com a nossa “casa grande” pois é dela que provêm todos os recursos necessários à nossa existência.

Assim, esta semana especial iniciou-se com uma atividade organizada por uma equipa de colaboradores do Hotel Six Senses Douro Valley, com o qual o Centro Infantil tem já desenvolvido diversos projetos. Desta vez, as crianças elaboraram um colar alusivo à Terra para o terem junto aos seus corações e para se lembrarem de o proteger e preservar todos os dias.

Sendo a poluição do mar provocada pelo plástico um dos grandes problemas globais da atualidade, provocando a contaminação das águas e a morte de muitos animais marinhos, as crianças debruçaram-se sobre este tema e realizaram trabalhos que espelham a urgência de implementarmos mudanças que levem a uma utilização cada vez mais reduzida de plásticos no dia-a-dia. Promoveu-se ainda o diálogo entre as crianças, debatendo-se factos, ideias e possíveis soluções para este problema.

A semana dedicada à Terra terminou com uma visita à Quinta do Bosque, em Mesão Frio, onde as crianças aprenderam a plantar uma horta e, desta forma, contactar diretamente com a natureza. Foram várias as ervas aromáticas e os legumes plantados que, dentro de várias semanas, estarão prontos a ser colhidos e saboreados! De forma muito simples e agradável, é possível manter uma alimentação saudável e sustentável proporcionada pelo planeta Terra!

A SCMPR agradece a todos que contribuíram e contribuem diariamente para que as crianças do Centro Infantil tenham acesso a uma educação ambiental de qualidade que as leve a adquirir hábitos de vida conscientes e responsáveis.