Idosos do Lar D. Antónia Ferreira celebram quadra natalícia

 

Apesar da atipicidade dos tempos que vivemos,

as colaboradoras do Lar D. Antónia Ferreira prepararam uma ceia de Natal para que os seus idosos pudessem sentir o espírito tão característico desta época e que tanto apreciam.

“Era fundamental garantir que os nossos idosos vivessem este Natal da forma mais tradicional possível. Estão confinados há vários meses, sem poder abraçar os seus familiares – o que é particularmente penoso nesta altura do ano – e por isso, com todas as precauções, preparámos um Natal muito próximo do habitual, com troca de prendas e até uma celebração religiosa”, refere Cristiana Queirós, Diretora Técnica desta resposta social da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua.

De facto, os idosos foram desde o início de dezembro incentivados a participar na decoração do Lar para que, juntos, pudessem contribuir para o embelezamento dos espaços, mantendo-se, simultaneamente, ativos e interventivos. As visitas dos familiares mantiveram-se nos moldes a vigorar desde maio, altura em que foi criada uma “caixa de emoções” – uma caixa em acrílico, hermeticamente fechada, na qual os idosos podem contactar presencialmente com as suas visitas de uma forma segura. No caso dos familiares que não puderam deslocar-se ao Lar, foram realizadas videochamadas para que o contacto entre os idosos e a sua família se mantivesse e fosse uma constante no seu quotidiano. Mais tarde, na noite de Natal não faltaram as iguarias próprias desta quadra que fizeram as delícias de todos os que as degustaram bem como os presentes que foram trocados com muito carinho e amor.

A Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua agradece e saúda a todos os que permitiram proporcionar um Natal tranquilo, com paz e solidariedade a todos os idosos desta instituição, em especial, à sua equipa de colaboradores que se tem desdobrado e esforçado para lhes proporcionar todas as condições de segurança física e afetiva.