Casa da Criança readapta rotinas diárias

 

As crianças e jovens acolhidas na “Casa da Criança” encontram-se em isolamento total...

... desde o passado dia 16 de março, aliás, como a maior parte da população. A particularidade residirá então no facto de partilharem este isolamento com um grupo de pessoas de número bem superior ao de uma família dita “normal” ou mesmo “numerosa”.

É fácil então imaginar o reboliço dos dias e o mar de emoções que se encontra em qualquer canto da casa!
Neste último mês, foram várias as actividades promovidas pela equipa do LIJ de forma a tentar devolver alguma “normalidade” e segurança às nossas crianças/jovens. Com o apoio das Educadoras do Centro Infantil, que se juntaram à nossa equipa, foi possível manter o dia-a-dia dos mais novos. As atividades pedagógicas e lúdicas não perderam lugar!
As mais velhas iniciaram um desafio enorme: o ensino à distância! E que desafio! Para elas, para a equipa que as acompanha e, seguramente, para os professores. Um esforço de adaptação conjunto, com um compasso ainda incerto mas que está a ser encarado com uma dose de compromisso e outra tanta de improviso!
Houve momentos de festejar aniversários, de fazer piqueniques (ainda que no jardim de casa!), de frequentar um SPA (situado na sala), de fazer ginástica e treino (com pequenas e grandes professoras improvisadas), de ter aulas de culinária (com “conceituados” chefes de cozinha) e almoços e lanches “a pedido”!
Também não esquecemos os momentos de contacto com a família ou pessoas de referência sendo que as videochamadas amenizam, de alguma forma, a saudade!
Não sabemos por quanto tempo mais estaremos nesta situação de isolamento social mas queremos acreditar que a frase “sairemos daqui mais fortes” não é apenas um lugar comum!

  

A Equipa do LIJ