CI assinala dia Mundial da Saúde Oral

 

A 20 de março, Dia Mundial da Saúde Oral,

as crianças do Pré-Escolar do CI receberam a visita de dois enfermeiros do Centro de Saúde do Peso da Régua para comemorar esta data tão importante.

As doenças orais afetam grande parte da população e, em especial, as crianças e jovens, sendo a cárie uma das doenças bacterianas mais comuns da cavidade oral.
Para sensibilizar para a importância da saúde oral para o bem-estar geral, os senhores enfermeiros mostraram às crianças um divertido vídeo, através do qual, os seus protagonistas explicaram às crianças que as bactérias alimentam-se do açúcar presente na boca, libertando ácidos que afetam o esmalte (uma espécie de armadura dos dentes!) e favorecem o aparecimento de cáries. Assim, é preciso lavar muito bem os dentes com uma pasta com flúor e fazer uma alimentação pobre em açúcares! Para exemplificar as técnicas de escovagem, os senhores enfermeiros levaram uma escova de dentes e um modelo anatómico de dentição e as crianças puderam aprender, na prática, como fazer uma higienização adequada dos seus dentes que, apesar de ainda não serem definitivos, têm de ser igualmente escovados e inspecionados frequentemente pelo dentista!

No final desta visita, as crianças quiseram mostrar que estão empenhadas em manter uma boa saúde oral pelo que apresentaram alguns trabalhos feitos com as suas educadoras e auxiliares durante a semana e até improvisaram um pequeno teatro sobre esta temática!

A SCMPR agradece a disponibilidade do Centro de Saúde do Peso da Régua em colaborar com o Centro Infantil e promover a saúde das suas crianças e, em particular, aos seus enfermeiros que proporcionaram um momento de aprendizagem muito importante e pertinente.