De entre 182 projetos concorrentes, projeto do Centro Infantil classifica-se entre os 10 melhores

 

Atualmente na sua 8.ª edição,

o Prémio Manuel António da Mota teve como lema “Portugal Futuro”, visando distinguir instituições que desenvolvem projetos nos domínios da educação, emprego e combate à pobreza e à exclusão social, com especial enfoque na pobreza infantil, e que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país e para a construção de uma sociedade mais justa, coesa e solidária.

A 3 de dezembro de 2017, no Palácio da Bolsa, no Porto, decorreu a cerimónia de entrega deste prémio que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, do ex-Presidente da República, Ramalho Eanes, do Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota, e ainda do Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS, António Mota.

O 1.º lugar foi atribuído à AE2O - Associação para a Educação de Segunda Oportunidade (Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos) que trabalha com cerca de 70 jovens entre os 15 e os 25 anos que abandonaram a escola com baixas qualificações, encontrando-se desempregados ou em ocupações precárias e em risco de exclusão social, sinalizados pela CPCJ e outras entidades com competências em matéria de infância e juventude. Os 2.º e 3.º lugares foram atribuídos, respetivamente, à Associação RECOVERY IPSS que atua na área da saúde mental na infância e adolescência, e à G.A.TO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes.

À Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua foi atribuída uma menção honrosa, assim como à Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, à Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, à Associação para o Planeamento da Família, ao Centro Social e Cultural S. Pedro de Bairro, à Crianças da Vila - Associação de Proteção de Menores e da Família e à Fundação do Gil.

De salientar que o projeto CodeMode tinha jsido distinguido, em julho deste ano, com o Prémio Maria José Nogueira Pinto, galardão entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.