Crianças da Sala dos Caracóis exploram cidades europeias

 

A propósito da utilização do Cubetto – um novo robô que,

a partir deste ano letivo, vai ser utilizado no desenvolvimento de atividades do projeto/Clube de Programação e Robótica CodeMode – e dos seus mapas que contêm uma rosa-dos-ventos, as crianças da Sala dos Caracóis decidiram explorar os pontos cardeais. “O que são?” e “Para que servem?”, foram algumas das perguntas com que se depararam e que, em conjunto, decidiram descobrir as respetivas respostas. Para tal, observaram outros tipos de mapas e, depois de localizarem Portugal, perceberam que há países a Norte, a Sul, a Este e a Oeste! A partir da exploração do continente europeu, em particular, as crianças rapidamente encontraram países e cidades que gostariam de visitar. Alguns identificaram rapidamente a Inglaterra como sendo a “Terra da Rainha” e Paris como a cidade onde se encontra a Disneylândia! Para que pudessem aprofundar um pouco mais este tema, a Educadora Lina sugeriu que cada criança, com a colaboração dos seus pais, fizesse em casa um pequeno trabalho sobre uma cidade que gostariam de visitar, explicando a razão dessa escolha. A Ana João, que em outubro fez uma grande viagem até à República Checa, aproveitou a oportunidade e fez um trabalho sobre Praga que visitou com os seus pais. Recorrendo a fotografias que tirou nesta cidade, a Ana João mostrou todos os pormenores da visita e, enquanto lá estava, até enviou um postal para a Educadora Lina, Auxiliar Luísa e seus colegas a explicar como estavam a ser estas suas férias! Todos os meninos adoraram receber um postal vindo de tão longe e gostaram muito de, através da sua experiência, conhecer a cidade de Praga e as suas atrações turísticas!

Com a realização deste trabalho, foi possível fomentar a colaboração entre os mais pequenos e os seus encarregados de educação, estreitar as relações entre a instituição e a família das crianças que acolhe e, simultaneamente, incentivar o trabalho exploratório em torno de um tema que lhes suscita interesse e entusiasmo.