Crianças do Centro Infantil partilham robôs com alunos do Agrupamento de Escolas de Alijó

 

No âmbito do projeto CodeMode do Centro Infantil da SCMPR e da iniciativa "CodeWeek 2017",

um grupo de crianças do Pré-Escolar deslocou-se ao Agrupamento de Escolas D. Sancho II em Alijó, no passado dia 24 de outubro, de modo a partilhar recursos e experiências de aprendizagem com os colegas do Jardim de Infância desta vila. À sua espera estavam 16 simpáticos meninos e um grupo de professores que os receberam de braços abertos. A simpatia foi tanta que rapidamente surgiram novas amizades e brincadeiras!

As crianças do Centro Infantil mostraram aos seus novos amigos alguns dos vários robôs com que desenvolvem as atividades no seu Clube de Programação e Robótica, nomeadamente o Kibo, o Cubetto e a Lagarta Aprende-a-Programar. Depois de explicarem o funcionamento de cada um deles, as crianças de Alijó tiveram oportunidade de pôr em prática as instruções e dicas que lhes tinham sido ensinadas. Todos se mostraram muito entusiasmados e com vontade de programar os robôs que ganharam vida própria nas mãos daqueles que com eles quiseram brincar. Por outro lado, o Centro Infantil ficou também a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por este agrupamento de escolas que dispõe igualmente de um Clube de Programação e Robótica e mobiliza os seus alunos mais velhos em torno de projetos nesta área. Infelizmente a tarde foi curta para conhecer todas as interessantes atividades realizadas neste estabelecimento de ensino mas, antes de as crianças regressarem a Peso da Régua, ainda tiveram tempo de provarem um delicioso lanche de convívio com os seus novos colegas!

Esta visita foi acompanhada pelo jornalista da TSF Afonso Sousa que testemunhou todos os momentos de interação e partilha proporcionados pelo projeto CodeMode. Este jornalista já tinha passado, aliás, a manhã nas instalações do Centro Infantil para conhecer as dinâmicas deste projeto que se encontra entre os 10 finalistas da 8ª edição do Prémio Manuel António da Mota. O anúncio do vencedor será feito no dia 3 de dezembro numa cerimónia que decorrerá no Palácio da Bolsa, no Porto.