Casa da Criança recorda férias de verão

 

 

O grupo de crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude da Casa da Criança...

... teve um Verão preenchido com várias atividades, sendo estas diversificadas e lúdicas. Trabalhar questões como a auto-estima, a socialização e a autonomia foram alguns dos focos. Estas atividades só foram possíveis de ser realizadas pelas várias parcerias estabelecidas com diferentes entidades de diferentes zonas do país.

Durante o mês de julho, um grupo de crianças teve a oportunidade de participar nas Jornadas Medievais do Douro – Canelas. As crianças/jovens puderam vestir-se de personagens e figuras da época medieval, fazendo parte integrante da festa, dançado e cantarolando pelas ruas da aldeia.

As Férias 100% foi outra atividade que contou com uma forte participação do grande grupo de crianças e jovens, composta por atividades lúdicas/desportivas organizadas pela Câmara Municipal do Peso da Régua.
Com a chegada do mês de agosto, o grupo de crianças e jovens teve contacto com a natureza, na visita que se realizou à Quinta dos Magnos e ao parque Biológico. O dia foi dividido, sendo que, da parte da manhã, as crianças/jovens estiveram na Quinta dos Magnos – Lamego. O Sr. Fausto Magno, depois de nos mostrar os vários animais existentes na sua propriedade, deu-nos oportunidade de andar de cavalo e de tratar do mesmo (dar banho e comida), referindo os vários benefícios da prática de equitação. Durante o período da tarde, tivemos oportunidade de visitar o Parque Biológico de Lamego, onde conseguimos ver alguns animais que se encontram em vias de extinção.

Também fomos presenteadas para passar um dia no Ginásio do Hotel Lamego. Os monitores apresentaram-nos o espaço e explicaram alguns dos benefícios de praticarmos atividade física. As crianças/jovens jogaram aqua-volei,aqua-basquete e ainda usufruíram do jacuzi. Durante a tarde, tiveram uma aula de treino funcional, onde libertaram todas as suas energias.

A parceria com o evento Douro Rock possibilitou a algumas jovens a oportunidade de se divertirem, conviverem e assistirem a diferentes grupos musicais.

Deixámos para o fim a atividade surpresa: visita ao Oceanário e ao Jardim Zoológico de Lisboa! No primeiro dia levámos as nossas crianças/jovens a conhecer o segundo maior oceanário da Península Ibérica e considerado, em 2017, o melhor oceanário do mundo! Pudemos estar em contacto com uma extensa coleção de espécies – aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos, sendo que alguns faziam apenas parte do nosso imaginário! Tivemos ainda tempo de desfrutar das bonitas praias do concelho de Oeiras.
Dormimos na Pousada de Juventude do Parque das Nações!
No segundo dia visitámos o Jardim Zoológico de Lisboa! Uma experiência incrível e única para todas as nossas crianças/jovens. O espetáculo dos golfinhos e dos leões marinhos, as girafas, os tigres e os macacos reuniram as preferências!
Aqui ficam alguns testemunhos das nossas crianças/jovens:
“…o que mais gostei foi dos golfinhos!...”
“…gostei de ver as sardinhas! Ahahaha...”
“…fomos dormir a uma pousada de juventude que também foi lindo!...”
“…adorei a ida à praia!
“…fomos ao Zoo e vi animais que nunca tinha visto! Foi tudo muito fixe!...”
“…espero voltar a repetir!...”
“…foram 2 dias muito especiais!...”
“…nunca me vou esquecer!...”

 

Equipa  do LIJ